Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O uso de dispositivos móveis em Bibliotecas Universitárias

Logo após ter concluído a minha tese de doutorado sobre redes sociais em bibliotecas universitárias espanholas ficou aquela vontade de saber o que iria pesquisar de novo. E o tema escolhido foi o uso de dispositivos móveis em bibliotecas.
Para iniciar algo sobre este assunto coloco que no Brasil ainda estamos muito atrasados, como era de se esperar. Contudo lá fora, digo América do Norte, Sul e Europa já existem vários casos de desenvolvimento de aplicativos próprios para o uso em Bibliotecas Públicas e Universitárias. Vale destacar que aqui no Brasil os sistemas Pergamum e Sophia já apresentam serviços que são voltados para o uso do catálogo, empréstimos e recuperação da informação para dispositivos móveis.
Vários artigos em inglês que podem ser acessados pelo portal de periódicos da Capes inclusive já colocam as características destes serviços para bibliotecas.
Para citar um exemplo que acabo de descobrir aqui nas redondezas foi o aplicativo da Universidad de Chile. Para acessá-lo é só pegar o link http://m.uchile.cl/ 
Dentre os serviços e características incorporadas neste aplicativo podemos elencar os seguintes:
- Totalmente adaptado para a tela de celulares, tablets e smartphones;
- Acesso a catálogo online, ebooks e bases de dados.
- Diretório de telefones e emails dos funcionários da universidade.
- Informação sobre 67 cursos acadêmicos e 200 cursos de pós-graduação.
- Mapas interativos com endereços de todos os campus.
- Agenda de eventos acadêmicos e culturais.
Vale aqui ressaltar a importância no mundo contemporâneo de se criarem serviços como este onde os estudantes e toda a comunidade acadêmica poderia se beneficiar. 

Nenhum comentário: